Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pri (por mim mesmo em 2003)

Uma vez você deixou escrito em nosso HD o quanto o abraço é importante na vida dos amigos.
Acho que ainda não nos abraçamos o suficiente para você perceber o quanto estava errada, quando disse na semana passada que ninguém amava você, que todos olhavam diferente pra você, etc, etc.
Suas palavras ao vento são a expressão dolorosa e repreensiva de uma adolescente que a cada minuto se transforma em mulher. Nós entendemos tudo isso, afinal somos adultos. São as fases do que se chama adolescência normal.
De que graça teria a vida se não nos encontrássemos com estes momentos de angústia para reavaliarmos nossas metas e os meios de alcançá-las. Quando nos revoltamos e perguntamos ao mundo por quem somos amados, há uma sábia resposta: o silêncio. Ninguém melhor do que nós mesmos sabemos quem são nossa fortaleza, nosso amparo, nosso consolo. Lembra-se da versão em português de Cathedral Song? “No deserto que atravessei, ninguém me viu passar, estranha e só nem pude ver que o céu é maior...”
Talvez seja esse céu tão grande que você tem quem lhe faça sentir-se tão solitária.
Você é tão grande neste universo de coisas boas feitas pra você. Talvez tenha chegado a hora de parar e pensar.
Primeiro pense em Deus, esta força cheia de magnificência que nos permite conhecer pessoas como você e sua família, esse homem chamado Jesus poderia ser o único motivo de sorrisos infinitos, sua onipresença inflama nossos corações. Olhe mais perto de você, dentro de você, ele está em qualquer lugar.
Depois pense em seus pais. Ah! Esses seres humanos que agora parecem tão diferentes de você, mas na verdade são tudo o que você é hoje e será amanhã. Não apenas pelo Genótipo ou Fenótipo, mas por todos os ensinamentos que eles lhe deram e agora parecem não ter valor. Feche os olhos e tente voltar alguns poucos anos de sua vida, quando você se sentia segura no colo deles, na cama deles, ao lado deles, lembre-se de quando chorou porque os viu partir. Lembre-se do brinquedo ou daquela roupa que você queria e eles, ainda que com dificuldade, adquiriram-lhe. Lembre-se da escola, dos livros, do computador no seu quarto, tudo fruto do suor deles para lhe proporcionar o prazer que não tiveram. Lembre-se de sua mãe chorando quando alguma vez encontrou dificuldades e você tão pequena não pode ajudar. Lembre-se do que teria feito naquele dia se pudesse.
Agora volte um pouco para o presente e lembre-se do seu pai que você já chamou de ausente.
Ausente é tudo o que faz falta e sentir falta é querer bem, talvez quando você mais precisou dele ele não estava ali como matéria, mas o coração daquele pai de uma filha quase mulher não para de pensar em você. Sua ausência se justifica na tentativa de lhe proporcionar o melhor conforto, a paz necessária aos estudos, a qual sabemos ele não teve. Trabalhar e estudar exigiria muito mais desta cabecinha tão cheia de dúvidas. Não julgue seu pai pelo seu silêncio, ele espera muito de você.Ninguém é e será mais seu cúmplice do que ele. Quebre o gelo e comece falando um pouco mais a cada dia sobre suas descobertas, seus êxitos e suas derrotas e logo enxergarás o amigo ao teu lado. Não o condene, ele é um homem que dedicou seus últimos 16 anos a uma menina que agora está virando mulher, ninguém está preparado para ver seus filhos amadurecerem e partir.
O Stress do vestibular é comum a todos, afinal você vai partir, para um degrau mais elevado nesta vida de conflitos e batalhas, eles já estão com saudades do que estar por vir.
Agora vamos dar outro giro neste caracol da vida, olhe bem ao seu redor e perceba quantas pessoas há perto de você torcendo por seu sucesso, podem não parecer uma multidão, mas valem por milhões. Não é a quantidade de amigos que possuímos que nos torna fortes, mas a qualidade, a presença, a dedicação, a cumpli-cidade, a reciprocidade. Quando você disse que estava sozinha, não sabia o que estava dizendo. Você não está só, você tem a nós e mesmo que isto possa não parecer verdade, tente explorar mais isso, tente dividir sua carga conosco, tente chorar em nossos ombros e aí sorriremos juntos também. Nesta idade ainda imatura, precisamos não estar sozinhos, precisamos de amor e atenção. Tudo bem. Você tem tudo isso, só não está sabendo usar. Lá fora tem uma selva cheia de armadilhas esperando por você e se você não se fortalecer agora, poderá não conseguir transpor seus próximos obstáculos.
Quando você sentir vontade de chorar, não se tranque no quarto abafado e silencioso como quem busca o esquecimento eterno, venha derramar sua dúvida, quem sabe tenhamos a resposta e se depois você não chorar mais e só viver sorrindo e não quiser mais saber de nós ou simplesmente esquecer de nós, ainda vamos estar muito felizes pois você transpôs mais este obstáculo, afinal nem os amigos são pra sempre. Antonie de Saint Exuperry dizia que duas almas não se encontram ao acaso, há os que levam muito de nós, mas não há os que nada deixaram.
Esperamos ter deixado pra você algum empurrão nesta vida de dúvidas e tropeços, afinal também senti-remos sua falta quando seu caminho se bifurcar do nosso. Também já estamos com saudades.
Não se canse de poder contar com agente, estaremos sempre aqui de braços abertos para dar e receber, para abraçarmos mesmo que não sejamos abraçados, para compreender mesmo que não sejamos compreendidos e para amar mesmo que não sejamos amados até porque você talvez nunca compreenda o quanto todos nós amamos você.


We love you so much!!!


Rio Real – BA, agosto de 2003.


“O homem não é nunca um evento completo: é sempre uma somatória de acontecimentos passados e presentes, sempre um processo que se encaminha do passado para o futuro e que, em grande parte, determina o seu presente pelo futuro desejado ou percebido.”


Lembre-se disto.


Seus amigos pra sempre Alex e Bete.

Um comentário:

  1. Nostalgia...
    Em pensar que já fazem 7 anos esse texto... Ainda o tenho aqui, impresso no papel verde como quão foi me entregue, guardado com todo carinho.

    "Os amigos é a forma que Deus tem de nos mostrar que existem anjos que nos acompanham e olham por nós sempre".(Pri)

    bjuuuu meu amigo querido!!

    ResponderExcluir